Bira Corôa visita cidades e destaca força da tradição junina

26/06/2017

Defensor do fortalecimento da cultura, manifestações e identidades populares, o deputado Bira Corôa participou das tradicionais festas juninas nesse final de semana (22 a 24), marcando presença em cidades como Camaçari, Dom Macedo Costa e Cruz das Almas. Parlamentar fez questão de destacar a força e o brilho da tradição que atrai para as cidades do interior milhões de pessoas no período. "O São João é a maior identidade nordestina e baiana, um elemento forte da nossa cultura que afeta as afetividades, já que desperta o sentimento de retorno às origens e ao ambiente familiar, a economia, a política, o dia a dia das cidades e seu entorno", disse. Na Bahia, dos 417 municípios, 395 realizam as tradicionais festas juninas, que vão desde as trezenas à Santo Antônio, passa pelo São João e finaliza com o São Pedro.

Camaçari - Morador da cidade, Bira Corôa dedicou a sexta-feira (23) para visitar amigos, correligionários e viver o ambiente junino na cidade que o acolheu desde a infância. "Os festejos de São João favorecem os reencontros", declarou.

Dom Macedo Costa - O resgate da identidade cultural da cidade foi o aspecto que mais chamou atenção e encantou o deputado Bira Corôa durante sua passagem por Dom Macedo Costa. Ao lado do prefeito Guito, do vice Senhorzinho, vereadores e outras lideranças, como Bochecha e Bahia (presidente da Câmara Municipal), Bira pode apreciar a beleza identitária na vila montada na cidade. Segundo ele, a história e a cultura da cidade renasceu nestes dias de festa. "A vila resgatou a vida e história de personalidades da cidade, além de dar destaque e espaço aos comerciantes locais. Também destaque para a programação do espaço cultural, que priorizou o forró e artistas locais". Deputado parabenizou a atual gestão e toda a equipe envolvida na organização da festa.

Cruz das Almas - Para o deputado, das grandes festas juninas da Bahia, Cruz das Almas levou para o centro dos festejos o que há de mais tradicional e original da cultura do São João nordestino. "É importante parabenizar Orlandinho, o vice Max e toda a equipe por ter comprado e concretizado uma festa totalmente baseada na cultura e na tradição", elogiou Bira Corôa. A estrutura da festa integrou outros dois espaços, além do palco principal. Na entrada da cidade, a programação começava logo pela manhã, com apresentação de trios de sanfoneiro e do autêtico forró pé de serra. Já o espaço multicultural, reunião apresentações de quadrilhas, repentistas, cordelista, concursos de comidas típicas, entre outras expressões artístico-culturais.

"O São João de Cruz foi uma reafirmação da nossa tradição e identidade, que se refletiu em todos os espaços, inclusive na programação do palco principal, que atraiu em média 70 mil pessoas por noite e atrações renomadas da cultura, como Santana, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Targino Gondim, vozes que perpetuam a identidade da cultura", ressaltou Bira Corôa.

Bira chamou atenção para a apresentação do cantor e compositor, Santana, segundo o parlamentar "um poeta vivo". Além de encantar o público com sua belíssima apresentação, Santana fez questão de pontuar a valorização da mulher e o combate à violência de gênero por meio das músicas produzidas pelo mercado e consumidas também por mulheres.

Deputado também parabenizou os festejos realizados nas cidades de Aramari, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria. 

Últimas Publicações

PT - Partido dos Trabalhadores

Gabinete: Deputado Estadual Bira Corôa, sala 106, ALBA/CAB • 71 3115-7150 / Fax 71 3115-5539 • biracoroa@alba.ba.gov.br

Espaço 13: Av. Eixo Urbano Central, 1110, Bairros dos 46, CEP: 40.800-000 - Camaçari/BA - Tel.: 3627-3013